Coleção Campeonato Brasileiro de 1992




O Camisa entra numa nova fase. Devido a estar adquirindo botões menores, acabei mudando o estilo dos desenhos, agora, direcionados para esse segmento. Começamos aqui com a primeira de algumas coleções que serão lançadas por aqui, com o intuito de homenagear e relembrar competições marcantes dos anos 1980/90/2000.

Hoje começamos com o Campeonato Brasileiro de 1992, o primeiro que acompanhei do início ao fim. Era uma época, meus amigos, que não havia essa chata polarização do futebol. Época em que tínhamos não um ou dois, mas um bocado de grandes times.

O Botafogo de Renato Gaúcho e Paulo Roberto, o monstruoso Vasco da Gama de Bebeto, Dinamite, Bismarck, Winck e um garoto chamado Edmundo (que tinha tudo pra levantar o caneco), o sempre perigoso Bragantino de Gil Baiano, Ayupe, Donizete, Mauro Silva e Tiba.  O São Paulo, cujo o elenco daquela época dispensa apresentações e claro, o campeão Flamengo, de Wilson Gottardo (que três anos e meio depois, levantaria o caneco pelo lado alvinegro), do "Vovô-Garoto", Júnior e do saudoso craque Gaúcho e que tinha como reservas, uma molecada que iria dar o que falar no cenário da bola, como Djalminha, Paulo Nunes, Sávio e um tal Marcelinho, que se mudaria pra São Paulo, ganharia o epíteto de "Carioca" e se consagraria ídolo da Fiel.

Não é certo, mas é possível que outras coleções virão em breve aqui no blog, como a Euro 92, a Copa América '93. Os Brasileirões de 1993, 1994 e 1995, o Paulistão de 1990, Estadual do Rio de 1995  e a Copa do Mundo de 1994, também estão nos nossos planos!

Sem mais delongas, segue-se aí, os 20 times, por ordem alfabética:


Atlético/MG



Atlético/PR


Bahia/BA



Botafogo/RJ




Bragantino/SP



Corinthians/SP



Cruzeiro/MG



Flamengo/RJ



Fluminense/RJ



Goiás/GO



Guarani/SP



Internacional/RS



Náutico de Capabaribe/PE



Palmeiras/SP


Paysandu/PA



Portuguesa de Desportos/SP



Santos/SP



Sport Recife/PE



São Paulo/SP



Vasco da Gama/RJ



Referências do material: Erojkit http://www.erojkit.com/
Old Football Shirts: https://www.oldfootballshirts.com/pt/index.php


Fonte da foto de capa: Imortais do Futebol. Disponível em: https://www.imortaisdofutebol.com/2018/01/29/maracana-templo-do-futebol/



Agradecimentos aos blogues Football Shirt Art e Design de Botão, por terem me fornecido kits e inspirações!




























































































































Comentários

  1. Taí é um estilo diferente mas gostei, tem uns desenhos super bacanas aí nessa coleçao!
    o novo estilo nao prejudicou a arte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, grande Paulo, mais uma vez, sou grato. Se tudo der certo vou lançar apenas essas coleções históricas (que não são novidade, pois os velhos mestres Marcos VP (Escudinhos) e Jonathan Sandes (Sandescudos) já fazem isso no estilo bacana deles há muito tempo. Não é rasgação de seda não, mas não poderia deixar citar o FSA e o Design de Botão do Maurício, como inspirações também. Sinto que esse novo formato das coleções para botões menores, deu sentido ao blogue (isso se eu não mudar de ideia de novo hehehe). Continuo acompanhando o FSA e é isso! Sucesso pra todos nós! Provavelmente vem mais por aí: Euro 1992, Campeões da Libertadores por décadas (80's, 90's e 2000's), etc. Valeu pela força!

      Excluir

Postar um comentário