Cooperativa Manchester - 1994 - Casa


Hoje, a Cooperativa Manchester de Futebol Profissional, clube da cidade de Juiz de Fora-MG, fruto da fugaz fusão dos três clubes da cidade - Tupi, Tupynambás e Sport.

 A ideia ganhou corpo em 1993,  após o rebaixamento do Tupi em 1992, inspirada pelo exemplo de sucesso do Paraná Clube (fusão do Colorado e do Pinheiros).  O clube subiu como o vice da Série B do Campeonato Mineiro, em 1994. Mas no ano seguinte, na Série A, acabou sendo rebaixado novamente, após terminar na última posição da classificação geral e assim, após uma breve existência, acabou sendo dissolvido, já que perdera sua função, que era a de representar Juiz de Fora na elite do futebol do Estado.

O nome Manchester, vem da alcunha que a cidade leva, por conta de seu pioneirismo industrial e até mesmo a semelhança arquitetônica com a cidade britânica, berço da Indústria.

Outra curiosidade, é que apesar do clube se chamar Cooperativa Manchester e ser conhecido pela imprensa local como "Manchester", no resto do país, era conhecido como "Tupi-Manchester". Lembro-me que até a revista Placar, assim se referia à malfadada fusão juizforana.

A experiência, claro, foi um trauma pro torcedor do Tupi, já que a equipe teve de suar pra se reerguer. Mesmo assim, a camisa não deixa de ser interessante e ousada, como uma boa camisa da Carioca que se preze!

Obs.: tomei a licença poética de colocar o escudo do Tupi, que ia numa das mangas da camisa, ao lado do escudo da Cooperativa.

Agradecimento ao Paulo Luz & Football Shirt Art pela base dos números da Carioca!

Fontes:


Material (e mais História!):


Uniforme completo:




Comentários

  1. Incrível sacada, essa camisa eu nao conhecía mesmo, sensacional!

    ResponderExcluir
  2. Conheci esse time, mexendo numas coisas e encontrando um tabelão de Placar, de 1995. Vi que no Campeonato Mineiro, tinha um tal "Tupi-Manchester" e fui pesquisar. E taí. hehehe. Preferi fazer essa, já que a outra camisa, predominantemente laranja, com os números em vermelho é a pior combinação de cores da história da moda boleira! hehehe Valeu!

    ResponderExcluir

Postar um comentário