Que raio de time é esse? - Los Angeles Salsa - fora (1993-94)

 





Mais uma minissérie do blog: "que raio de time é esse?", apresenta algumas equipes desconhecidas do grande público botonista - muitas inativas hoje - mas que tenham alguma história interessante ou já foram defendidas por jogadores folclóricos de todo o mundo, etc, enfim, alguma pecuriaridade relevante. Como agora ando numa de colecionar times norte-americanos, inauguramos a seção com o desconhecidíssimo Los Angeles Salsa Pro Soccer Club, da famosa Capital Mundial do Cinema, clube onde atuou o eterno ídolo botafoguense, Paulinho Criciúma. O cigano da bola, aportou na ensolarada Califórnia em 1993, mesmo ano em que o clube foi refundado e entrou em atividade.

O time disputou apenas dois campeonatos da APSL (American Professional Soccer League), terminiando em 4º na temporada 1993 e em 2º na temporada 1994. Em 1994, o clube chegou a jogar a CONCACAF Champions' Cup, sendo eliminado logo de cara pelo Alianza  de El Salvador, na primeira fase do Grupo 2 [2]. 

No ano seguinte, o clube acabou encerrando as atividades, com apenas e aproximadamente 2 anos de existência. Era uma época de incertezas no soccer profissional americano, que encontraria, somente no ano seguinte, alguma estabilidade e força, com a fundação da famosa MLS (Major League Soccer). Quem acessar o link abaixo, e conseguir ler em inglês [4], vai ter uma noção de como o soccer andava na corda bamba naqueles tempos. 

Em sua passagem pela terra de The Doors, The Bangles e Rage Against The Machine, Paulinho Criciúma anotou 26 gols nas duas temporadas que disputou pelo LA Salsa, 15 gols em 1993 e 11, em 1994[3] [4].

Trazemos o uniforme reserva, o único do qual se tem referência fotográfica [1]. Sobre o desenho, o mesmo problema de muitos times históricos e interessantes por aí: a ausência de referências de números de camisa. Apenas em uma fotografia, onde mal aparece o que aparenta ser o número "16" no calção de Paulinho Criciúma, deu pra ter uma muito, muito, muito vaga noção do estilo das fontes. Usei então, uma que na minha crença, deva se aproximar do desenho original. 

A cor também é uma incógnita. Optei por fazer duas versões: uma com números em vermelho (a que mais me agradou) e a outra, com números pretos.  Portanto, mais um exercício de imaginação, no que se refere aos números

Em todo caso, espero que tenham ficado o mais verossímeis o possível.

P.S.: Estou pensando em montá-lo pra fazer uma "Copa Paulinho Criciúma", junto com o Botafogo, Bangu, Criciúma, Montréal Impact e Internacional-RS! hahahahaha

CARTELAS:





Produzido com INKSCAPE!!! ;)


Referências:

Visuais:

[1]Paulinho e LA Salsa na NASL Jerseys: http://www.nasljerseys.com/ASL/Players/P/Paulinho.htm

[2]CONCACAF Champions' Cup - 1994: disponível em https://en.wikipedia.org/wiki/1994_CONCACAF_Champions%27_Cup

Bibliográficas:

A-League Archives Home: [3] disponível em https://a-leaguearchive.tripod.com/1993/1993.htm  

[4] https://a-leaguearchive.tripod.com/1994/1994.htm

Comentários

  1. Caracas, raridade é pouco, realmente nunca tinha ouvido falar nesse time e olha que eu estou sempre cavucando na internet

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse time é de mais uma daquelas tentativas frustradas de estabelecer uma liga forte e consistente de "soccer" nos Estados Unidos e Canadá, antes do advento da MLS: a APSL (American Pro-Soccer League), do início dos anos 90. Estou tão fissurado em escavar essas ligas norte-americanas ferradas e suas franquias, que tem ainda mais dois times dessa liga pra serem publicados aqui em breve: o Colorado Foxes e o Vancouver 86ers, onde jogou um dos futebolistas canadenses mais importantes de todos os tempos, o saudoso Domenic Mobilio, que já chegou a encarar o Brasil de Bebeto, Romário e cia! Abç, Paulo!!

      Excluir
    2. quando eu colecionava escudo eu era viciado no que chamam minor leagues, basket, hockey, baseball

      Excluir
    3. Sim, aprecio muito também. Até andei desenvolvendo times de futebol de botão fictícios, muitos baseados em NCAA, NBA, NHL, etc., imaginando como seria um liga norte-americana, só com times originalmente de futebol de mesa! Uma pergunta: vc cria escudos também, digo, fictícios?

      Excluir

Postar um comentário